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quarta-feira, 9 de junho de 2010

GAP



A celebração máxima do “Streetwear Made in U.S.A” com visuais básicos e coleções neutras, necessária nos armários e closets mais versáteis e descolados do mundo. Assim é a GAP, com suas roupas acessíveis e tendências que sintetizam o visual casual, no melhor estilo democrático como um bom moletom. GAP é fácil. Fácil de comprar, fácil de usar e fácil de identificar. A marca virou ícone do varejo para uma geração de consumidores que queria usar um jeans básico e uma camiseta, em vez de roupas formais, para trabalhar e passear. Marca querida dos americanos e com fãs de todas as nacionalidades a GAP é um sucesso para quem gosta de conforto e praticidade sem deixar de ser cool. O jeanswear e peças-chave como os moletons traduzem a jovialidade da marca, que veste todas as idades e tamanhos.

A história
A GAP foi fundada na cidade de San Francisco, estado americano da Califórnia, em 1969, pelo casal Donald e Doris Fisher, como uma pequena loja de roupas multi-marcas e poucos empregados. Eles estavam frustrados com a falta de serviços decentes aos consumidores e a tendência da moda de outros varejistas. Inicialmente com o nome the gap, no começo escrito com letras minúsculas, vendia calças e jaquetas jeans, especialmente da marca Levi’s, além de camisetas e roupas para o dia-a-dia. O nome deriva das crescentes diferenças entre crianças e adultos, a chamada “geração gap”, que teve seu auge com o movimento hippie. Um dos lemas da empresa era “Levi’s para moças e rapazes”. As vendas atingiram o valor de US$ 2 milhões em 1970, quando uma segunda loja foi aberta na cidade de San José, também na Califórnia. Em meados de 1982 a THE GAP começou a investir em sua própria marca de roupa e parou de vender os produtos da Levi’s em 1992. Foi nesta época, em 1983, que a empresa comprou a Banana Republic, então com apenas duas lojas e uma coleção centrada em roupas de viagens e temas de safari. Neste momento a THE GAP se reinventou para ser competitiva no mercado, mudando seu visual e remodelando seu logotipo, agora escrito com letras maiúsculas. A primeira loja fora dos Estados Unidos foi aberta na cidade de Londres em 1987, fazendo com que a marca ganhasse projeção internacional. O faturamento, nesta época, atingia US$ 1 bilhão.

Nos próximos anos a expansão da marca continuou com a inauguração da primeira loja no Canadá em 1989 na cidade de Vancouver, com a venda de seus produtos na badalada Galeries Lafayette em Paris no ano de 1993, com a inauguração, em 1996, de sua Flagship store em Tóquio e com a inauguração de uma loja no Alaska em 1998, contando neste momento com unidades em todos os 50 estados americanos. Em 2006, iniciou uma ampla reforma e modernização de suas lojas. As novas lojas GAP tinham lousas na porta dos provadores, nas quais se escreve o nome do cliente; dentro deles, carpete, controle de luminosidade e botão para chamar o vendedor. A entrada do departamento masculino e a do feminino eram separadas e entre as araras havia ambientes com poltronas, jornais e garrafinhas de água. A idéia era eliminar a imagem de loja popular, com nenhuma personalidade e poucos agrados ao consumidor. Em 2007, a marca iniciou a abertura de suas primeiras unidades no Oriente Médio e em outros países asiáticas (no Japão a GAP já estava presente com mais de 90 unidades).


A linha do tempo
1984
● Lançamento da famosa camiseta básica denominada Pocket T-Shirt.
1986
● Inaugurada a primeira GAP KIDS, uma loja com roupas e acessórios para crianças, na cidade de San Mateo, Califórnia.
1990
● A linha BABY GAP, composta por roupas e acessórios para recém-nascidos, estreou na loja GAP Kids em San Francisco.
1994
● Inaugura a GAP OUTLET, uma ponta de estoque para vender seus produtos por um preço mais em conta.
1994
● Lançamento da marca Old Navy com a inauguração de sua primeira loja na cidade de Colma na Califórnia. A marca possuía coleções simples, modernas e baratas. Apenas quatro anos depois de seu lançamento a Old Navy já faturava US$ 1 bilhão.
1995
● Lançamento de uma linha de produtos de cuidado pessoal, acondicionados em embalagens modernas de aço inoxidável.
1996
● Introdução da GAP BODY, uma linha de cuidado pessoal, perfumes, roupas íntimas e roupas para dormir.
1997
● Inauguração da loja virtual da marca.
2000
● Lançamento da coleção GAP MATERNITY, uma linha de roupas e produtos para gestantes, exclusivamente em sua loja virtual. Somente três anos depois a linha foi introduzida em suas lojas físicas.
2005
● Lançamento de uma nova rede chamada Forth & Towne, cuja primeira loja foi aberta em 2005 no Palisades Center, em West Nyack, Nova York. O enorme desapontamento em relação as vendas e a crise interna da empresa, fizeram com que marca fosse encerrada 18 meses depois.
2006
● Lançamento da marca de calçados Pipperlime em sua loja virtual.
● Neste mesmo ano introduziu a coleção GAP RED, que incluía entre outras peças, camisetas produzidas no Lesoto com algodão africano. Parte das vendas desses produtos são revertidas para a The Global Fund (www.theglobalfund.org), que têm como missão a ajuda de crianças e mulheres infectadas com o vírus VIH/SIDA no continente africano.

Os slogans
Winter into the Gap. (1974)
Fall into the Gap. (1974)
Individuals of Style. (1988)
Peace. Love. Gap. (2006)

Dados corporatios
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1969
● Fundador: Donald e Doris Fisher
● Sede mundial: San Francisco, California
● Proprietário da marca: GAP Incorporated
● Capital aberto: Sim (1976)
● Chairman & CEO: Glenn Murphy
● Presidente: Marka Hansen
● Faturamento: US$ 14.2 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 1.1 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 15.6 bilhões (março/2010)
● Valor da marca: US$ 3.922 bilhões (2009)
● Lojas: 1.500
● Presença global: 14 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá
● Funcionários: 134.000
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos: Roupas casuais
● Outros negócios: As marcas Old Navy, Banana Republic e Piperlime
● Slogan: Your Own GAP.
● Website: www.gap.com

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca GAP está avaliada em US$ 3.922 bilhões, ocupando a posição de número 78 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 178 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).

A marca no mundo
A marca, que fatura US$ 14.2 bilhões, tem 1.500 lojas espalhadas pelos Estados Unidos (onde estão concentradas 1.100 unidades), Reino Unido, Canadá, França, Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Índia, Indonésia, Irlanda, Kuwait, Filipinas, Omã, Arábia Saudita, Turquia, Paquistão e Malásia, empregando 150 mil pessoas. No Brasil a GAP possui lojas dentro da Daslu e nos Free Shop dos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A GAP (faturamento de US$ 4.5 bilhões somente no mercado americano) e a Old Navy (1.070 lojas e faturamento de US$ 6.2 bilhões somente nos Estados Unidos) respondem pela maior parte das vendas da empresa, que ainda é proprietária da Banana Republic e Piperlime.

Você sabia?
● A idéia de que GAP significa “Gay and Proud” (“Gay com orgulho”, em português) é uma lenda urbana.
● A família Fisher detém 37% das ações da empresa.

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